diferenças entre this, target e currentTarget

12-03-2018

Nós sabemos que a palavra reservada this no Javascript pode representar coisas diferentes devido a sua natureza dinâmica. Por esse motivo, gostaria de detalhar melhor as diferenças entre o this e duas propriedades - target e currentTarget - do objeto event.

Para iniciarmos, o código abaixo não deve ser nenhuma novidade para voce.

1
2
3
4
5
btn.addEventListener('click', function(e){
console.log(this);
console.log(e.target);
console.log(e.currentTarget);
})

Se você testar esse código e olhar no seu console, verá que qualquer um dos três representa o mesmo objeto, que neste caso, é o próprio botão clicado.

Mas então qual a diferença entre eles? Vamos lá

O this é quase sempre o “dono do evento”, ou seja, o elemento o qual foi atrelado o método addEventListener. As duas situações onde isso não acontece é quando utilizanos em nosso código:

  • o bind() para definir o escopo do this programaticamente;
  • abrimos mão do escopo dinâmico quando resolvermos adotar uma arrow function nos nossos ouvintes de evento;

Veja os dois trechos de código a seguir:

1
2
3
4
5
btn.addEventListener('click', function(e){
console.log(this);
console.log(e.target);
console.log(e.currentTarget);
}.bind(this))
1
2
3
4
5
btn.addEventListener('click', (e) => {
console.log(this);
console.log(e.target);
console.log(e.currentTarget);
})

Nos dois trechos de código acima o this representa um elemento diferente daquele mostrado inicialmente neste artigo. No meu caso esse objeto diferemte é o global window (pois não estou usando a diretiva "use strict").

De qualquer forma, as propriedades target e currentTarget ainda são o mesmo objeto.

Então porque existem duas propriedades que aparentemente são a mesma coisa? Para entender isso, precisamos olhar para o que chamamos de delegação de eventos.

Utilizando a delegação de eventos

Imagine que voce tem uma tabela onde o usuário pode incluir ou remover uma ou várias linhas através da própria interface. Imagine também que em cada uma dessas linhas há um botão que pode ser clicado para executar uma ação qualquer.

Se essa tabela possui 50 linhas (portanto, 50 botões) e em cada botão há um ouvinte de evento, você terá 50 EventListeners, o que pode comprometer a performance de sua aplicação.

Quando isso acontece, uma abordagem melhor é atrelarmos o evento num elemento mais acima e então verificar quem foi o alvo da ação para decidir o que deve acontecer. Veja um exemplo:

1
2
3
4
5
table.addEventListener('click', function(e){
console.log(this); //esse é dono do evento pois removi o bind e estou usando a expressão de funcao
console.log(e.target);
console.log(e.currentTarget);
})

No trecho de código acima, o currentTarget é sempre o “dono do evento”, independente do bind() ou das arrow functions. Já o target é o último elemento na hieraquia do DOM que recebeu o evento, ou seja, no exemplo acima, é o alvo do click.

Pensando ainda no exemplo de uma tabela, o target pode ser uma tag tr, td ou qualquer elemento dentro de uma td, como um button, por exemplo.

Conclusão

Escrever um simples addEventListener adotando o bind() ou as arrow functions em conjunto com o conceito de delegação de eventos para melhorar a performace de sua aplicação resultará em referências distintas tanto para o this quanto para as propriedades target e currentTarget do objeto Event.

Essa foi uma dica bastante rápida mas que pode ser muito útil em algumas situações.

Aproveito para fazer o meu jabá e dizer que qualquer um dos meus cursos tem um descontão se você utilizar este link.

Um abraço


Comentários: